O mercado imobiliário cresce e exige que os consultores se destaquem, enquanto os clientes procuram uma experiência e serviço diferenciados.
O mercado imobiliário cresceu muito nos últimos anos, e a tendência é que evolua mais, exigindo que os consultores imobiliários acompanhem esse crescimento para se destacarem perante o consumidor, ou seja, o cliente.
Por sua vez, o consumidor/cliente está cada vez mais atualizado e conectado com o mercado, exigindo das agências respostas mais assertivas às suas necessidades, o que obriga a uma atualização diária desta área de negócio em permanente mudança.
Assim, no mercado cada vez mais competitivo, é necessário ter mecanismos para se diferenciar dos demais. Cada vez mais, os clientes procuram, não apenas um imóvel, mas uma experiência e um serviço diferenciador.
Um profissional qualificado, conhecedor do mercado e de todo o processo que implica uma transação comercial é fundamental para que o cliente se sinta confiante. Entender as necessidades que este tem, é também fundamental para conseguir apresentar as soluções que melhor se adequam às suas exigências.
O conhecimento transforma qualquer profissional, e o conhecimento cultural e inteletual também fazem a diferença, na hora de contactar com as mais variadas pessoas no seu dia-a-dia.
Procure um contínuo conhecimento profissional, participe em formações da área, leia blogs sobre o tema, assista a workshops. Mas não se esqueça de estar atualizado sobre os assuntos mais gerais e atuais.
Um conhecimento aprofundado sobre a carteira de imóveis da sua empresa e as suas várias potencialidades, vão ajudá-lo a selecionar o cliente certo, dando-lhe a vantagem de, com poucas visitas conseguir realizar o negócio que deseja, e assim persuadir o cliente a confiar ainda mais no seu trabalho.
Antes de apresentar um novo imóvel, dedique tempo a conhecê-lo, a perceber as suas potencialidades, analisar as características e, eventualmente as oportunidades de alterações que poderá sugerir ao novo comprador.
Mostrar-se conhecedor do produto que está a apresentar, é meio caminho andado para transmitir confiança.
Quando uma ação envolve grandes valores, o segredo é sempre transparecer credibilidade e confiança. É fundamental mostrar profissionalismo e caráter, mesmo antes de contactar com o seu futuro cliente, para que, no momento da decisão de aquisição ou venda, a relação de confiança já seja elevada, não existindo qualquer receio de fraude.
Esse é um campo que pode ser trabalho, tanto pela postura e contacto junto do cliente, como na demonstração de conhecimento para encaminhar e acompanhar todo o processo de transação, mostrando que a sua empresa trabalha para atender sempre os principais interesses do cliente.
Amplie os seus conhecimentos em marketing e comunicação, pois quanto mais concorrência, maior é a necessidade de chegar ao consumidor pelos diversos canais de comunicação. Ampliar as suas vendas requer estar no topo da prospeção ao cliente, mas também na linha da frente da captação de novos imóveis.
Utilize as redes sociais mais apropriadas ao perfil do seu comprador, e partilhe com os seus potenciais clientes as suas melhores ofertas. A sua presença online melhorará também o seu desempenho e posicionamento no mercado imobiliário.
Amplie os possíveis serviços prestados ao seu cliente comprador e/ou vendedor.
Tenha uma equipa de contactos para proporcionar ao seu cliente um serviço chave-na-mão, serviço de consultoria financeira e jurídica, serviços de remodelações e decoração, ...
A diversidade de serviços disponíveis, ajudam a mostrar conhecimento e movimentação na área de atuação, criam credibilidade no serviço prestado, ajudando a fidelizar o cliente e a proporcionar futuros novos negócios com este ou com pessoas suas conhecidas.
Resumindo, diferenciar a sua empresa ou o seu serviço na área do imobiliário pode ser uma tarefa trabalhosa, mas é uma estratégia eficaz para se destacar da restante concorrência. Assim terá a oportunidade de conquistar clientes, que depois de satisfeitos lhe proporcionarão novos contatos e futuros negócios.
Fontes: Think Real Estate With Google, RE/MAX